domingo, 9 de janeiro de 2011

OFF!, armadilha de Marketing gerando alergias graves...

Esta historia começou com as doloridas picadas de mosquito pólvora (maruin) e a coceira e dor das picadas de borrachudos (piun) em Ilha Bela, litoral norte de Sao Paulo. Iludido pelo odor agradável e sensação refrescante do OFF! Cosmetic, que é a junção de um repelente de insetos conhecido com um creme hidratante, comecei a usar nos locais picados. Para minha surpresa, surgia um alívio imediato na coceira, uma sensação balsâmica. Como as coceiras que pareciam picadas continuassem depois de algumas horas, tive a ilusão real de que o produto havia perdido a eficácia e que precisava de mais aplicações. Só que quanto mais apliquei, mais tinha a sensação de ardor e coceira, o que não entendi a principio. Continuei a aventura de Ilha Bella em Chapada dos Veadeiros, Goiás. Lá também, continuei com a sensação de que continuava a ser picado, e, pelo alívio, continuei a usar o Off! Cosmetic. 

De volta a minha residência, notei que todas as areas onde utilizei o produto, e somente elas, estavam irritadas e vermelhas, coçando muito.  Depois de uns 3 dias nesta situação, sem melhora aparente, procurei um médico, que me receitou anti-histaminico e cortizona. O anti-histaminico tomado na veia produziu alivio imediato, mas o corticoide parece que acabou de danar o que já estava mal (veja foto abaixo, rompimento dos vasos superficiais e hematomas cutâneos).
No dia seguinte, sob a orientação de outro médico, suspendeu-se a cortizona, e só estou tomando o anti-histaminico, o que produz algum alivio sistêmico. 

A conclusão da ópera é simples: o OFF! Cosmetic é uma armadilha monstruosa da Ceras Johnson, que além de disparar alergia de pele, ainda engana o usuario com uma dupla sensação: 1) de alívio, que o faz utilizar mais do produto; 2) e o pior, a alergia ao produto produz sintomas similares à irritação e coceira das picadas dos proprios insetos, então o usuário passa o OFF! sempre que sente coçar, na ilusão de que está repelindo os pestinhas alados, mas não. Tratava-se do próprio OFF! gerando a coceira enganosa, devido a seus ingredientes alergênicos. Uma bola de neve muito prejudicial.

Passem longe deste produto, que deveria ser proibido no mercado pela ANVISA. Diz no rótulo que foi testado dermatológicamente... então tá, no rótulo pode-se dizer qualquer coisa. Aliás, no verso do rótulo precisei de uma lupa de aumento de 3X para conseguir ler as letras miúdas (ninguem em nossa casa conseguiu ler com olhos apenas, mesmo pessoas com ótima visão) com recomendações e alertas e estava lá, apesar do chamariz mentiroso da frente (testado ..., dando a entender que o produto é seguro para a pele):
instruções e precauções no verso, inacreditável!
com a lupa:
evite uso prolongado... somente aplique no máximo 3 vezes ao dia...o uso deste produto pode causar irritacao à pele "em casos raros"... antes de usar o OFF! pela primeira vez teste-o aplicando uma pequena quantidade no antebraço e observando por no minimio 12 horas (??!!!!)... e por ai vai a malandragem da Ceras Johnson.
Eu utilizava o OFF! há anos, nunca tive uma reação alérgica como essa. Aliás, eu até escrevi um artigo mencionando que em São José dos Campos os pernilongos já tomavam o OFF de canudinho, sendo este ineficaz para repeli-los (Os Super-Pernilongos de São José). Então, reputo esse acidente uma responsabilidade do malvado setor  de marketing da Ceras Johnson, que lança um produto enganoso, com creme hidratante que alivia a queimação das mordidas dos insetos e também da alergia que o próprio produto produz, e cujos alertas são ilegíveis para qualquer olho normal, sem auxilio de lupas.



2 comentários:

  1. Pelo que entendi vc aplicou após a picada e nao pra prevenir elas. Off! Não é Fernegan pra vc usar após ser picado. É pra prevenir que o inseto pouse na pele (e pique)

    ResponderExcluir
  2. Tive a mesma reação usando o Off Spray, porém uma versão mAis potente que comprei aqui na Ásia.
    Eu passei de manhã para poder ir a um parque onde me exercito por uma hora. Não sei se foi por causa do sol, mas ao.voltar para casa, senti minha pele queimando. Após 2 horas, comecei a sentir coceiras no pescoço, braços e pernas, como se fossem picadas de mosquito. Passei o dia assim e fui dormir. No dia seguinte, as erupções pioraram e a coceira era insuportável. Fui ao hospital e o médico disse que poderia ser por causa do repelente. Ele me medicou com anti-histamínico, mas não senti nenhuma melhora. Fiquei com estas erupções por 1 semana.
    Não sei se foi a reação com o sol que fez dar estas erupções, pois já tinha utilizado das outras vezes e tive pequenas erupções somente em.locais onde tomei sol. Não dei muita importância porque achei que era picada s de mosquito.

    ResponderExcluir