terça-feira, 29 de dezembro de 2009

TV a Cabo no Brasil, abuso, abuso, abuso...

Quando primeiro entrei em contato com TV a cabo, mais de 20 anos atras nos USA, fiquei impressionado com a enorme variedade de canais, e mais ainda pela virtual ausencia de propaganda paga naqueles canais. Anos mais tarde, quando fiz a primeira assinatura de TV a cabo, jah no Brasil, me supreendi com o preço alto, com um numero incomparavelmente baixo de opcoes de canais em relacao ao que eh oferecido nos USA, e, O PIOR, aqui os programas da maioria dos canais sao interrompidos por propaganda paga, numa extensao superior a propaganda veiculada em canais abertos gratuitos. Perguntas quase ingenuas me acometem: porque tenho que assistir propaganda comercial se estou pagando para ter o sinal? Porque a TV aberta gratuita tem menos propaganda comercial?

Mas propaganda comercial que interrompe o programa a cada poucos minutos, por varios minutos, constitui apenas um abuso dos muitos a que nossa bondade eh submetida pelas empresas de TV a cabo. Fora dos horarios "nobres" muitos canais vendem o espaco completamente para "infomerciais", por horas seguidas, com programas que se assistidos mais do que por 30 segundos tem a capacidade de cozer os neuronios de qualquer pessoa com um minimo de inteligencia. Entao, no final, a pessoa compra caro a assinatura para canais que funcionam efetivamente apenas por um periodo reduzido do dia, e ainda assim com interrupcoes miudas para propagandas comerciais.

Como se nao bastassem as propagandas comerciais, estas empresas dao ainda mais um golpe na nossa bondade e paciencia: propaganda da propria programacao, repetidas ad nauseum, em um modo similar aos mais crueis sistemas de tortura psicologica por lavagem cerebral. Porque tenho que ver trinta vezes a propaganda de um programa que vira a seguir, ou no dia seguinte, ou na semana seguinte ou duas horas depois? Porque esta propaganda da propria grade de programacao eh repetida 10 vezes no espaco de 30 minutos de um programa qualquer? Porque as vezes a repeticao se da "dentro de um mesmo intervalo de propaganda"?

A resposta a todas estas perguntas eh simples: capitalismo selvagem! Para que gastar com horas de programacao original e interessante se podem entupir 2/3 do tempo da grade com propagandas e mais propagandas comerciais? E quando nao tiverem anunciantes suficientes para nos alucinar com produtos e servicos oferecidos ateh o ponto de saturacao, entao encha todos os espacos vagos com propaganda da propria progamacao.

Mas estes abusos nao ficam por aih. Troquei o sinal analogico por digital, instalaram um novo modem, o sinal agora produz um zumbido continuo que nao tinha antes, e incomoda bastante. Nao obtenho da operadora uma solucao (NET). Algum tempo atras o sinal sumiu por varias horas, ou seja, nao tinha mais sinal vindo da operadora. Eles nao vendem o modem, o alugam (equipamento pertence a NET), entao por telefone tentei saber porque estavamos sem sinal. Nao foram capazes de explicar e disseram que necessitava de um tecnico. Agendei o mesmo, definindo o horario que deveria vir (quando teria gente na casa). O tecnico veio fora do horario e depois me comunicaram que teria que pagar a visita (70 reais!!!). Depois de mtos emails e discussoes pelo telefone acabaram nao cobrando, mas me explicaram que as visitas de tecnico em qualquer situacao seriam pagas. Ora, se o equipamento nao eh meu, se o sinal deles faltou, porque tenho que pagar pela visita do tecnico? Eh algo de tamanha absurdidade que somente levando ao Procom. Mas e meu tempo? Nas varias reclamacoes que fiz ao Procom de outras empresas (DirectNet, Telefonica, Bandeirante, etc) sempre tive deliberacoes favoraveis aos meus pleitos, mas gastei um tempo insusbstituivel, e nunca fui indenizado por isso. Isso sem falar no aborrecimento, burocracia, gastos de deslocamento, papel, etc.

Em sumario, poucos serviços no Brasil esticam mais a nossa tolerancia do que os serviços de TV a cabo. Nao por acaso mtas familias desistem e outras nem se interessam pelo serviço. Eh um nojo completo!

Mas como tudo, esta historia poderia ser mto diferente. Veja o caso do serviço de internet que compramos da mesma operadora de TV a cabo (NET) tem sido muito bom e confiavel na maior parte do tempo, entregando a velocidade que contratamos (3Mb), sem mtas complicacoes. Com a internet melhorando sua velocidade e conteudo em escala exponencial, com precos progressivamente mais baixos, com propaganda direcionada e facilmente filtrada, com o controle total que o consumidor tem do que consome, as operadoras de TV a cabo poderiam inspirar-se neste modelo de futuro e limpar completamente sua programacao das barbaridades relatadas acima. Programas melhores, sem interrupcao, com discretas e razoaveis chamadas para a grade de programacao, sem propagandas comerciais, sem infomerciais, estas as caracteristicas que estes sistemas poderiam e deveriam ter jah hoje se eh que querem competir com a TV e os videos por internet que jah estao chegando. E diferente do que alardeiam os agressivos psicopatas sociais (veja definicao em http://thruthintheworld.blogspot.com/2009/12/are-you-living-with-socialised.html) que ocupam cargos de gerentes ou diretores nestas empresas cegas pelo capitalismo selvagem, eh possivel sim ganhar dinheiro e muito com uma programacao mais inteligente, mais prazerosa, mais educativa, menos aviltante, menos emburrecedora, menos irritante, em suma, algo que valha o que se paga. Hoje sao somente poucos consumidores que "suportam" o abuso em trocas das migalhas de programas velhos em uma duzia de canais. Com um sistema honesto e brilhante de oferta de cultura, educacao e entretenimento este quadro mudaria rapidamente, a exemplo da internet. Eh soh entrar na economia de escala, ganha menos com cada consumidor, mas multiplica os consumidores aos milhoes.

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