O pedido de natal que nossa filha, de 3 anos, ditou para o bilhete a ser enviado ao papai Noel na festa de fim de ano da sua escolinha, foi uma banheirinha para dar banho em bebe boneca.
Fiquei intrigado, donde teria saido a precisão do pedido? Se ela pedisse uma boneca, ou uma bicicleta, estaria ok, mas a especificidade traia a inseminação artificial de desejo por alguma propaganda. Pouco tempo depois encontrei o criminoso: Discovery Kids. Começa por ser um canal infantil que se entope com propagandas de sua propria programação ad nauseum (veja a outra materia neste blog sobre abusos de TV a Cabo), depois o crime capital, introduzir em crianças que não tem qualquer capacidade de julgamento, uma torrente de propagandas comerciais entojando todo tipo de bugiganga possivel. Esta tal banheirinha, da estrela, é uma peça de porcaria, mal feita, primitiva até onde não pode mais, mas que custou a bagatela de 60 reais! Meia hora depois de brincar com a dita cuja a pequena já havia se enfastiado, é um brinquedo burro, sem apelo, minha filha já brincava com suas Barbies nas muitas banheiras e banheirinhas que temos em casa, que eram dela mesma. Na festa da escolinha vimos horrorizados como as crianças, todas emburrecidas na frente do Discovery Kids, estavam recebendo os presentes propagandeados num canal supostamente educativo. Depois desta experiencia comecei a analizar mais criticamente as tais "propagandas" para crianças neste canal e me horrorizei ainda mais: tem propaganda não só de brinquedos lixo, mas também de xampu e outros itens para adultos, brinquedos violentos, e por aí vai.
Concluimos que este canal faz mais mal com a tormenta de propagandas comerciais de bugigangas nojentas, do que bem com programas de conteúdo educativo. Agora nos dedicamos a construir uma biblioteca de videos educativos, comprando ou alugando inclusive séries de TV e outros. Com DVDs a propaganda é zero, e controlamos o horário em que as crianças assistem. Assim podemos evitar o condicionamento robótico para impulsos consumistas e emburrecedores que este sistema abjeto impõe de forma subliminar a tantos lares.
Muitos anos atras, quando por primeira vez vi o Discovery Kids, não tinha nenhuma propaganda comercial, somente vinhetas com o cachorrinho Doc ensinando coisas úteis e agradáveis. Deixar uma criança pequena ser cuidada pela babá eletrônica é muita responsabilidade, a gente não entregaria nossos filhos para ser educada por uma Poli Vigarista consumista, vaidosa e superficial. Queremos que os jovens seres humanos em formação tenham os melhores exemplos, que saibam o que querem, que comprem sim tudo de que necessitarem ou que lhes agrade, mas com critério conciente. Uma criança de meses ou poucos anos para quem a programação do Discovery Kids é direcionada não tem julgamento, está na fase de absorção e imitação, recebe tudo que se lhe mostre como verdade. É nesta fase que são fabricados os doentes do consumismo que mais tarde na vida terão que buscar até ajuda psicológica para se livrar da compulsão pelo consumo, pessoas que se não estiverem comprando alguma bugiganga se sentirão incompletas, infelizes. O Discovery Kids hoje tornou-se um traficante da droga consumista, mas poderia mudar e voltar a ser o que era, poderia sim recuperar seus primórdios e tornar-se um meio seguro e confiavel de entretenimento e educação fundamental. Enquanto introduzir este lixo diário de propaganda consumista para crianças inocentes, deveria ser programação proibida em todos os lares.
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário